Um estudo sobre os hábitos dos jogadores de MMO demonstra que os utilizadores anónimos apresentam uma maior probabilidade de má conduta, podendo este comportamento negativo ser moderado pela influência da cultura e dinâmica do grupo de jogadores em que se inserem.
Investigadores da Nanyang Technological University, Singapura, e Shanghai Jiao Tong University, China, investigaram os hábitos de mais de 900 adolescentes (dos 13 aos 18 anos) que afirmaram jogar MMO mais de 14 horas por semana e descobriram que “os comportamentos desviantes online, como a batota (cheat) nos videojogos, são largamente influenciados pelos grupos sociais online aos quais os jogadores pensam que pertencem”.
Assim, o grupo online exerce uma influência significativa no comportamento, podendo mesmo mudar as atitudes, visões ou comportamentos dos jogadores. A investigação descobriu ainda que os jogadores do sexo masculino têm mais tendência para a má conduta que os do sexo feminino, ainda que estes últimos apresentem uma maior probabilidade de se comportar negativamente como consequência da identificação com o grupo.
Sem comentários:
Enviar um comentário